Pular para o conteúdo principal

Tipos de Empresas

Sandro Souza | 08/08/2022 | 22:35h

Os tipos societários das empresas são também conhecidos como natureza jurídica. Basicamente, eles definem se você empreenderá sozinho ou se terá sócios. 

1. MEI

O MEI é o tipo de empresa ideal para quem trabalha por conta própria e precisa de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para emitir notas fiscais pelo produto ou serviço oferecido. 

Em muitas formas, esse pode ser o “melhor” tipo de empresa para abrir por ser fácil, rápido e sem burocracias, mas há também muitas limitações, como o fato de não poder empregar mais de um funcionário, não poder ter uma renda bruta anual maior que R$81 mil e não poder ser sócio em outras empresas.

No entanto, para empresas que atendem a esses requisitos e cujas atividades são permitidas no MEI ser um Microempreendedor Individual tem muitas vantagens, principalmente na hora do pagamento dos tributos, que é feito em uma única guia e tem valores menores que as outras opções.


2. EIRELI

A EIRELI, ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, é uma modalidade relativamente nova no Brasil e significa que é uma empresa cuja forma é de sociedade, mas não há necessidade de sócios (diferentemente de uma sociedade padrão) e um único empreendedor pode ser 100% responsável pelo negócio e tomar todas as decisões em qualquer aspecto.

No entanto, para abrir uma EIRELI é necessário investir um capital social relativamente alto, equivalente a, pelo menos, 100 salários mínimos vigentes. Pode até parecer um ponto negativo, mas, graças a isso, o patrimônio do empreendedor pessoa física é separado da pessoa jurídica.


3. Empresário Individual

Assim como a EIRELI, uma Empresa Individual não necessita de sócios. Inclusive, quem abre esse tipo de empresa não é sócio dela e, sim, único proprietário, e, por isso, o nome do negócio precisa ser o mesmo do seu dono (exceto pelo nome fantasia). 

Por causa disso, o empreendedor de uma EI não pode separar seus bens pessoais da empresa, o que significa que seus patrimônios podem ser tomados em caso de dívidas empresariais.


4. Sociedade Empresária Limitada

A Sociedade empresária Limitada (LTDA) é o tipo societário mais comum e adotado pela maioria dos empreendedores que possuem sócios. 

Isso se deve a dois motivos: o fato de poder incluir outros sócios através de um Contrato Social e ter toda a responsabilidade limitada ao capital social da empresa (daí a origem do nome “Limitada”, ou “Ltda.”), ou seja, bens pessoais dos sócios não são tomados em casos de dívidas empresariais.

O outro motivo da popularidade da Sociedade Limitada é que, com o Contrato Social, os sócios têm poder de tomar todo e qualquer tipo de decisão que forma uma empresa, como a responsabilidade de cada um deles dentro dela, as cotas que cada um possui e ainda podem “entrar e sair à vontade”, contanto que o Contrato Social seja alterado.


5. Sociedade Simples

A sociedade simples é o tipo de empresa é recomendado para exercer atividades intelectuais, como médicos, dentistas, advogados, arquitetos, contadores etc., pois além de ser uma empresa de prestação de serviços, é geralmente composta por dois ou mais sócios do mesmo ramo cuja finalidade é a mesma para seu negócio.

Dentro da Sociedade Simples, existem ainda duas modalidades: a Sociedade Simples Limitada e a Sociedade Simples Pura:

Simples Pura não conta com separação dos bens pessoais dos sócios com o patrimônio da empresa (assim como o Empresário Individual); 

Simples Limitada conta com essa separação e não permite que o patrimônio pessoal dos sócios seja tomado (como uma Sociedade Empresária Ltda.).


6. Sociedade Anônima

A Sociedade Anônima (também conhecida como S.A) é um tipo societário um pouco diferente das outras sociedades, pois, ao invés de cotas, os sócios dividem o capital em ações e, por isso, são chamados de acionistas. Por causa dessa característica, os acionistas tem liberdade de comprar e vender as ações – algo normalmente visto em grandes corporações. Além disso, as S.A são divididas em duas modalidades, capital aberto e capital fechado: o capital aberto vende suas ações na bolsa de valores; o capital fechado não vende ações para o público geral e, sim, para outros sócios já envolvidos ou então para “convidados”.


7. Sociedade Limitada Unipessoal

A Sociedade Limitada Unipessoal é parecida, em alguns pontos, com uma Ltda. “normal”, pois também protege o patrimônio pessoal do empreendedor/sócio, porém não há necessidade de outros sócios ou de um investimento alto para o capital social (como uma EIRELI). Ou seja, a SLU une o melhor de ambos tipos de empresa e, por isso, pode ser uma opção excelente e muito prática para quem pretende empreender sozinho.

Agora que você já conhece todos os tipos de empresa  envie este post para aquele seu amigo que pretende abrir uma a empresa. 

Quer saber um pouco mais sobre abertura e encerramento de empresas? Participe da minha consultoria Pense Como Empresa. Clique aqui e mande uma mensagem no meu WhatsApp.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depreciação

Sandro Souza | 25/02/2023 | 22:15h A depreciação é a perda de valor dos ativos ou bens de uma empresa ao longo do tempo. Em outras palavras, a depreciação é definida pelo tempo em que um ativo se mantém operante ou necessário para a linha de produção. Esses bens podem ser tanto imóveis, máquinas, equipamentos ou veículos. Olhando para a administração do patrimônio familiar, precisamos ficar atentos pois conforme os bens vão se depreciando ao longo do tempo, a família vai perdendo o valor do seu patrimônio muitas vezes por questões sentimentais, afinal de contas quem quer vender a casa onde os filhos cresceram? Quando falamos de veículos e equipamentos eletrônicos a situação piora pois estes bens eu considero como despesas. Além do custo para mantê-los, as famílias sofrem com a depreciação e muitas vezes não percebem isso. Abaixo algumas dicas que podem fazer a família economizar: 🖋️Avalie trocar de casa pelo menos 1 vez a cada 10 anos. Os ganhos de capital serão expressivos. Use e ab

Imposto de renda para comprovação de renda. Como preparar?

Sandro Souza | 20/11/2022 | 12:20h Para construir patrimônio é preciso usar e abusar do planejamento e controle de risco. Muitas vezes para aumentar o patrimônio da família vamos precisar utilizar recursos de terceiros (empréstimo bancário). O que muitas pessoas não se preocupam é a comprovação da evolução do patrimônio. Uma ferramenta muito importante para comprovacão é o imposto de renda da pessoa física. Mesmo que a sua renda não atinja os na valores para preparar sua declaração, é muito importante você fazer mesmo assim, principalmente se você é autônomo, MEI ou tem uma segunda renda, o famoso plano B. Um exemplo dessa situação é quando você tem intenção de comprar o primeiro imóvel. A grande maioria dos bancos e construtoras pedem, além de um bom score, o seu imposto de renda. Se você não tem, corre um sério risco de não fechar o negócio. Quando você faz o seu imposto de renda todos os anos, você cria um histórico da evolução do seu patrimônio o que aumenta consideravelmente suas

O que é NDF?

Sandro Souza | 30/10/2021 | 08:30 O mercado financeiro costuma ter um vocabulário próprio com muitas siglas. Mas o tal ‘economês’ pode ser mais simples do que você pensa. Hoje, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre NDF . Obs: Este texto foi escrito pela Michele Loureiro  uma das produtoras de  conteúdo que me ajudam a disseminar o conhecimento sobre este mercado financeiro. A sigla é a abreviação de non deliverable forward, em inglês, que significa simplesmente um contrato a termo sem entrega física de dinheiro. O objetivo é que empresas possam usar o NDF para se blindarem de uma alta ou uma queda da taxa de câmbio. Em suma, o NDF é uma ferramenta criada para ajudar a proteger as companhias das flutuações das moedas e, junto com a trava de câmbio e a opção de câmbio, compõe o portfólio de hedge cambial das instituições financeiras. Particularidades do NDF O principal diferencial da operação de NDF como ferramenta de proteção cambial é que a empresa contratante não precis