Sandro Souza | 10/03/2024 | 12:26h
Apesar de existirem muitas pessoas que estão desobrigadas de entregar a declaração de ajuste do IRPF em muitos casos o ideal é entregar, pois assim ficará muito mais fácil comprovar perante instituições de crédito a evolução patrimonial através do tempo.
Outra confusão que muitas pessoas fazem é sobre isenção de imposto. Em algumas situações a isenção não tira a obrigatoriedade de entrega. Abaixo alguns exemplos:
Contribuintes portadores de doenças graves - em alguns casos o contribuinte é isento entretanto é necessário comprovar e entregar a declaração de imposto caso existam outras rendas tributáveis;
Contribuintes com ganhos de capital em renda variável - em caso de ganhos abaixo de R$ 20.000,00/mês no mercado de balcão é isento o pagamento de imposto entretanto a entrega da declaração de ajuste é necessária informando este ganho isento.
Contribuintes com ganhos de capital na alienação de bens e direitos ou conjunto de bens e direitos - em caso de ganhos abaixo de R$ 35.000,00/mês é isento o pagamento de imposto entretanto a entrega da declaração de ajuste é necessária além do preenchimento do programa GCAP para informar mês a mês os valores das operações informando este ganho isento. Neste caso podemos considerar: cotas de consórcio, milhas aéreas, celulares, computadores etc:.
🚩Gostou das dicas? Compartilha este post com seus amigos. Dúvidas é só me chamar. Clique aqui e mande uma mensagem no meu WhatsApp. Você também pode entrar em contato pelo e-mail sanapso@gmail.com
Entre na mentoria “Pense Como Empresa” se você:
📌Quer ter acompanhamento mensal para o seu MEI;
📌Quer ficar por dentro de todas as mudanças na legislação;
📌Quer entrar em um grupo com outros MEIs e discutir uma vez por mês oportunidades de negócio;
📌Quer ter descontos exclusivos com advogados, contadores, consultores;
📌Quer ter uma consultoria financeira especializada;
📌Quer ter mentoria administrativa especializada;
📌Quer ter uma agência de viagens exclusiva para a sua empresa;
Um grande abraço.
Administrador Sandro Souza
Comentários
Postar um comentário