Pular para o conteúdo principal

Depreciação

Sandro Souza | 25/02/2023 | 22:15h

A depreciação é a perda de valor dos ativos ou bens de uma empresa ao longo do tempo. Em outras palavras, a depreciação é definida pelo tempo em que um ativo se mantém operante ou necessário para a linha de produção. Esses bens podem ser tanto imóveis, máquinas, equipamentos ou veículos.


Olhando para a administração do patrimônio familiar, precisamos ficar atentos pois conforme os bens vão se depreciando ao longo do tempo, a família vai perdendo o valor do seu patrimônio muitas vezes por questões sentimentais, afinal de contas quem quer vender a casa onde os filhos cresceram?

Quando falamos de veículos e equipamentos eletrônicos a situação piora pois estes bens eu considero como despesas. Além do custo para mantê-los, as famílias sofrem com a depreciação e muitas vezes não percebem isso.

Abaixo algumas dicas que podem fazer a família economizar:

🖋️Avalie trocar de casa pelo menos 1 vez a cada 10 anos. Os ganhos de capital serão expressivos. Use e abuse do crédito imobiliário e do consórcio. Para esse caso é essencial saber operar títulos públicos pois o dinheiro precisa render mais que a inflação.

🖋️Avalie substituir a compra do carro pelos planos de assinatura mensal #Flua #NissanMove #Vwsign&drive #MitAssinatura. Em alguns casos pode fazer bastante sentido principalmente quando falamos de custo de manutenção e seguros. Se você é daqueles que quer ter um pois é para chamar de seu use e abuse do consórcio. Financiamento neste caso é um grande tiro no pé. Para este tema tambem é muito importante saber operar títulos públicos.

🖋️Avalie substituir os equipamentos eletrônicos no mínimo a cada dois anos. Utilize os apps do #MercadoLivre #Olx #Enjoei estes bens quando trocados rápido podem valer um bom preço. Use e abuse dos programas de ponto de cartão para ganhar milhas e vantagens no processo. Procure por um bom gestor de milhas pois pode sobrar uma grana para aquela tão sonhada viagem com a família.

🚩Gostou das dicas? Compartilha este post com seus amigos. Dúvidas é só me chamar. Clique aqui e mande uma mensagem no meu WhatsApp. Você também pode entrar em contato pelo e-mail sanapso@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imposto de renda para comprovação de renda. Como preparar?

Sandro Souza | 20/11/2022 | 12:20h Para construir patrimônio é preciso usar e abusar do planejamento e controle de risco. Muitas vezes para aumentar o patrimônio da família vamos precisar utilizar recursos de terceiros (empréstimo bancário). O que muitas pessoas não se preocupam é a comprovação da evolução do patrimônio. Uma ferramenta muito importante para comprovacão é o imposto de renda da pessoa física. Mesmo que a sua renda não atinja os na valores para preparar sua declaração, é muito importante você fazer mesmo assim, principalmente se você é autônomo, MEI ou tem uma segunda renda, o famoso plano B. Um exemplo dessa situação é quando você tem intenção de comprar o primeiro imóvel. A grande maioria dos bancos e construtoras pedem, além de um bom score, o seu imposto de renda. Se você não tem, corre um sério risco de não fechar o negócio. Quando você faz o seu imposto de renda todos os anos, você cria um histórico da evolução do seu patrimônio o que aumenta consideravelmente suas

O que é NDF?

Sandro Souza | 30/10/2021 | 08:30 O mercado financeiro costuma ter um vocabulário próprio com muitas siglas. Mas o tal ‘economês’ pode ser mais simples do que você pensa. Hoje, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre NDF . Obs: Este texto foi escrito pela Michele Loureiro  uma das produtoras de  conteúdo que me ajudam a disseminar o conhecimento sobre este mercado financeiro. A sigla é a abreviação de non deliverable forward, em inglês, que significa simplesmente um contrato a termo sem entrega física de dinheiro. O objetivo é que empresas possam usar o NDF para se blindarem de uma alta ou uma queda da taxa de câmbio. Em suma, o NDF é uma ferramenta criada para ajudar a proteger as companhias das flutuações das moedas e, junto com a trava de câmbio e a opção de câmbio, compõe o portfólio de hedge cambial das instituições financeiras. Particularidades do NDF O principal diferencial da operação de NDF como ferramenta de proteção cambial é que a empresa contratante não precis