Pular para o conteúdo principal

O que é Multipropriedade?

Sandro Souza | 10/04/2021 | 11:00

Primeiramente, é preciso entender que quando falamos em fração imobiliária, o assunto se divide em dois conceitos diferentes: fraction e time sharing. Sendo assim, você sabe o que significa ter um imóvel compartilhado?


Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada. Diferente do time-sharing a multipropriedade da direito a escritura pública.

O tempo de uso para cada comprador fica definido de acordo com a fração de sua participação na compra. 

Fraction

No modelo fraction o cliente é detentor da propriedade, ou seja, tem o direito ao título do bem, além de todos os direitos inerentes ao imóvel, podendo até mesmo vendê-lo e lucrar com a sua valorização. Na prática, os integrantes de um grupo de fraction têm, de fato, uma fração do objeto da transação imobiliária — ou seja, frações de uma entidade que é a propriedade do bem. Assim como em uma sociedade, os custos e as despesas são divididos entre os sócios de acordo com sua utilização, podendo ainda estipular um valor mensal para que todos os custos fixos sejam cobertos.

Time sharing

A diferença entre os sistemas fraction (ou fractional ownership) em relação ao time sharing está no direito real e contratual de cada modalidade. Também conhecido pelo termo multipropriedade, no time sharing os adquirentes são donos de “unidades de tempo” e têm direito ao uso do imóvel por uma determinada quantidade de tempo prevista em contrato.

Qual sistema de fração de imóvel é mais vantajoso?

Isso depende exclusivamente do critério de avaliação e do objetivo do cliente em si. Enquanto o sistema fraction, além de ser mais simples, oferece uma série de vantagens para quem pretende investir no mercado imobiliário sem poder contar com muitos recursos financeiros, o modelo time sharing pode ser mais benéfico para quem pretende focar seus investimentos no ramo de turismo e hotelaria ou simplesmente quer contar com uma locação para lazer a custos reduzidos.

No entanto, é preciso destacar que há uma grande divergência na natureza dos sistemas, já que um está diretamente ligado ao direito real e obrigacional, e o outro está limitado ao direito contratual.

Com informações: VCI S/A

Tem alguma dúvida sobre Multipropriedade? Manda um e-mail para sanapso@gmail.com ou clica aqui para acessar o meu Linktree. Lá você pode acompanhar um pouco do meu trabalho nas redes sociais.


Administrador de Empresas | Técnico em Contabilidade | Corretor de Imóveis
Crecisp Segunda Região 187.292-F | E-mail: sanapso@gmail.com
Fone: +55(11)4399-3797 | Móbile/Whatsapp +55(11)99656-0142
Mídias sociais: @sanapso
*********************************************************************************
Consultoria, Representação e Negócios
Financiamento | Home Equity | Consórcio
Home: www.dtpdata.com
E-mail: info@dtpdata.com
Fone: +55(11)4399-3797 | Móbile/Whatsapp: +55(11)94197-6228


DTP Data & Solution é uma empresa de consultoria e intermediação de negócios, parceira comercial de diversas empresas do setor bancário e de administração de consórcio. Ela atua no ramo de consultoria administrativa e financeira oferecendo aos clientes estratégias de aumento de patrimônio de forma sistemática e inteligente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depreciação

Sandro Souza | 25/02/2023 | 22:15h A depreciação é a perda de valor dos ativos ou bens de uma empresa ao longo do tempo. Em outras palavras, a depreciação é definida pelo tempo em que um ativo se mantém operante ou necessário para a linha de produção. Esses bens podem ser tanto imóveis, máquinas, equipamentos ou veículos. Olhando para a administração do patrimônio familiar, precisamos ficar atentos pois conforme os bens vão se depreciando ao longo do tempo, a família vai perdendo o valor do seu patrimônio muitas vezes por questões sentimentais, afinal de contas quem quer vender a casa onde os filhos cresceram? Quando falamos de veículos e equipamentos eletrônicos a situação piora pois estes bens eu considero como despesas. Além do custo para mantê-los, as famílias sofrem com a depreciação e muitas vezes não percebem isso. Abaixo algumas dicas que podem fazer a família economizar: 🖋️Avalie trocar de casa pelo menos 1 vez a cada 10 anos. Os ganhos de capital serão expressivos. Use e ab

Imposto de renda para comprovação de renda. Como preparar?

Sandro Souza | 20/11/2022 | 12:20h Para construir patrimônio é preciso usar e abusar do planejamento e controle de risco. Muitas vezes para aumentar o patrimônio da família vamos precisar utilizar recursos de terceiros (empréstimo bancário). O que muitas pessoas não se preocupam é a comprovação da evolução do patrimônio. Uma ferramenta muito importante para comprovacão é o imposto de renda da pessoa física. Mesmo que a sua renda não atinja os na valores para preparar sua declaração, é muito importante você fazer mesmo assim, principalmente se você é autônomo, MEI ou tem uma segunda renda, o famoso plano B. Um exemplo dessa situação é quando você tem intenção de comprar o primeiro imóvel. A grande maioria dos bancos e construtoras pedem, além de um bom score, o seu imposto de renda. Se você não tem, corre um sério risco de não fechar o negócio. Quando você faz o seu imposto de renda todos os anos, você cria um histórico da evolução do seu patrimônio o que aumenta consideravelmente suas

O que é NDF?

Sandro Souza | 30/10/2021 | 08:30 O mercado financeiro costuma ter um vocabulário próprio com muitas siglas. Mas o tal ‘economês’ pode ser mais simples do que você pensa. Hoje, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre NDF . Obs: Este texto foi escrito pela Michele Loureiro  uma das produtoras de  conteúdo que me ajudam a disseminar o conhecimento sobre este mercado financeiro. A sigla é a abreviação de non deliverable forward, em inglês, que significa simplesmente um contrato a termo sem entrega física de dinheiro. O objetivo é que empresas possam usar o NDF para se blindarem de uma alta ou uma queda da taxa de câmbio. Em suma, o NDF é uma ferramenta criada para ajudar a proteger as companhias das flutuações das moedas e, junto com a trava de câmbio e a opção de câmbio, compõe o portfólio de hedge cambial das instituições financeiras. Particularidades do NDF O principal diferencial da operação de NDF como ferramenta de proteção cambial é que a empresa contratante não precis